Foto: Agecom

5 previsões sobre o futuro de Itapuã


Demorou, mas chegou! Depois 14 longos meses, a nossa comunidade está em festa! Eis que hoje (dia 23/10) estamos a presenciar um marco importante para a história de Itapuã.  A revitalização da orla é muito mais do que uma transformação paisagística e arquitetônica. Desta vez, temos em mãos algo que abrirá novos leques de mudanças, que impulsionará o desenvolvimento cultural e econômico de nossas terras.

Entretanto, vale uma reflexão: o que será a partir de agora? Afinal, nem tudo são flores.

Admito que não sou vidente. Muito menos usuário de cartas de tarô, búzios, runas ou mapas astrais. Apenas quero propor algumas das minhas especulações. Sem mais delongas, vamos então para as 5 previsões sobre o futuro de Itapuã!

  1. Balneário das cervejas

Acredito que a maior de todas as mudanças será no campo econômico. O comércio de Itapuã vem ganhando forças tornando-se mais diversificado e melhorando a sua qualidade. E por que não falar das cervejarias? A comercialização de bebidas alcoólicas faz parte do cotidiano boêmio do nosso bairro. Desta vez, a venda desenfreada de bebidas alcoólicas movimentará toneladas de lucros para os comerciantes e para as grandes empresas do ramo.

  1. Itapuã 24 horas

Levando em consideração o grande fluxo de banhistas nos verões escaldantes de Salvador, teremos então uma grande leva de consumidores que trarão fatos lucros ao comerciantes. Junte isso às boêmias noites do bairro… Teremos então serviços de lazer funcionando 24h nos finais de semana?

  1. Formigueiro humano

Esta tem haver com as obras de interligação das Avenidas Orlando Gomes e Gal Costa. Todo mundo sabe que os verões escaldantes de Salvador atraem milhares de pessoas para a praia. Itapuã sempre abriu (e abrirá) as suas portas para receber toda a galera que deseja refrescar em nossas deliciosas águas. A questão toda está na quantidade. Acredito que a interligação de Itapuã com a suburbana trará um levante ainda maior de banhistas em nosso litoral. Para tanto o governo precisa tomar medidas para que todos possam usufruir das nossas praias com muita paz e harmonia.

  1. Itapuã na mídia e no mundo

A requalificação da orla de Itapuã não só embelezou as terras de Caymmi, como também melhorou a nossa auto-estima. Nunca se ouviu tanto sobre o orgulho de ser um itapuãzeiro como agora. Ainda mais com a ascensão de novos grupos culturais, associados ao fortalecimento dos antigos.

  1. Exclusão social e aumento da violência

Infelizmente este é um problema crônico e de difícil solução. As transformações da Orla de Itapuã, terá uma grande influência na economia em nossa comunidade. No entanto, estas transformações não contemplam a população de baixa renda, favorecendo ainda mais o cenário da exclusão social. É triste pensar que a orla não foi revitalizada para todos, e sim para atender os interesses políticos e econômicos.

Itapuã não é só orla. Itapuã é um conjunto!

 

 


Deixe uma resposta