Alunos dos colégios estaduais Lomanto Júnior e Rotary, localizados em Itapuã, se reuniram ontem (14), na Avenida Dorival Caymmi, em manifestação em prol da melhoria da qualidade do ensino público e como forma de mobilização em sensibilidade aos funcionários terceirizados de algumas instituições públicas que não recebem seus benefícios a cerca de três meses.
A ação, com cunho positivo, contou com policiamento e organização por parte da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), já que o manifesto interditou importantes vias do bairro.
De acordo com aluna do Rotary, a manifestação foi, em sua maior parte, pacífica. “Estávamos lutado pelos nossos direitos e alertando a comunidade sobre a situação dos funcionários terceirizados que não recebem o que é de direito. Além disso, a educação como um todo está precária: muitas escolas estão sem merenda, fardamento e até produtos de higiene.”, declara.
Segundo informações de uma das organizadoras do protesto, cerca de 50 alunos participaram da atividade, durante a qual ficou definida a realização de outra ação, dessa vez, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). “Queremos reunir alunos de todas as instituições estaduais num movimento ainda maior para que o setor público perceba que a nossa demanda precisa ser atendida, pois está diretamente alinhada com o nosso direito à educação.”, pontua.
Confira imagens:
Em comentário na nossa página no Facebook, a Secretaria de Educação da Bahia se limitou a afirmar que “já notificou oficialmente as empresas que apresentam irregularidades e que não estão efetuando os pagamentos em dia aos seus funcionários”.