Publicado por 15 de janeiro de 2014 7 Comentários

Contagem regressiva para a Lavagem de Itapuã 2014

lavagemA nação Itapuãzeira se prepara para mais uma lavagem das escadarias da Igreja Nossa Senhora da Conceição, no próximo dia 20 de fevereiro. A tradição, que começou há 109 anos, arrasta uma multidão pelas ruas do bairro, formada por moradores, baianas, grupos culturais, pescadores, todos movidos pela fé e animação.

O som de banjos, violas e bandolins ainda na madrugada é o anúncio de que começaram os festejos.  Logo mais, às cinco da manhã, tem início a pré-lavagem ou Lavagem Nativa seguida do famoso café da manhã de D. Niçu, já falecida, ficou conhecida por ser uma das idealizadoras da festa.

“A tradição começou com minha mãe, ela dedicava vários dias preparando os quitutes. Após sua morte, demos continuidade. Meus irmãos e eu trabalhamos o ano inteiro para a festa e não nos faltam fé e boa vontade”, afirma Leonice Gomes, filha de D. Niçu.

leonicePara Leonice, a colaboração na Lavagem tem um significado especial. “Me encanta saber que no dia da Lavagem, há 26 anos, as pessoas sabem que podem esperar o café da manhã. Barraqueiros, pescadores, crianças carentes, políticos, todos participam e nesse momento eu consigo agregar esses segmentos. É um trabalho muito gratificante”.

Frequentadora da Lavagem desde criança, a vice-prefeita de Salvador, Célia Sacramento, assinala sobre a peculiaridade da festa.  “É uma manifestação que envolve não só os moradores de Itapuã, mas também os cidadãos dos bairros adjacentes, Alto do Coqueirinho, Boca do Rio, Nova Brasília de Itapuã. Aliás, toda a cidade de Salvador frequenta a festa”.

Para a vice-prefeita, as festas de largo fortalecem os laços de cidadania. “Tem o momento inicial de expressão da fé com a missa e depois, a lavagem promove o momento de distração, de encontro”, declara Célia.

https://fbcdn-profile-a.akamaihd.net/hprofile-ak-prn1/1063679_103555476403204_332927951_n.jpgSegundo ela, mais do que nunca, a gestão atual tem a tendência de fortalecer as festas populares. “O prefeito ACM Neto é católico, respeita a diversidade e se dedica às políticas de promoção da igualdade. A prefeitura está se mobilizando para manter viva a chama da cultura afrodescendente da Bahia, tão valiosa para o povo e, portanto, dará todo o apoio necessário para a Lavagem de Itapuã, como em todas as festas do gênero”, completa a dirigente.

Já o representante da Associação de Moradores de Itapuã, Raimundo Bujão (56), que está a frente dos preparativos, reforça que o mais importante é que a população tenha consciência da representatividade da Lavagem do bairro. “Temos uma festa ímpar e precisamos preservar essa tradição”, enfatiza.

Camila Barreto

Publicado por:

Jornalista

7 Comentários em "Contagem regressiva para a Lavagem de Itapuã 2014"

Trackback | Comentários RSS Feed

  1. vai te algum cortejo com algumas bandas

  2. O ARRASTÃO DO BONITOL ESTÁ COLADO NESTA LAVAGEM.

  3. estarei lá fazendo parte das baianas com fé em Deus

  4. SE eu podesse estava todinha ai gosto muito dessa lavagemmmmmm.

  5. Gabriella Guerreiro disse:

    Que Deus lhe der forças para continuar realizando esse belo trabalho Leonice.

  6. Se. Eu. Pudesse. Estaria. Toda. La. Gosto. Muito

Comente