Clique aqui e inscreva-se para receber nossas dicas, notícias e promoções!

13 de março de 2017 ganhadeiras

Ganhadeiras de Itapuã celebram 13 anos com programação especial no Abaeté


O bairro de Itapuã estará mais florido e em festa nesta segunda-feira (13) com o início das comemorações do aniversário do grupo As Ganhadeiras de Itapuã, que celebra 13 anos de formação em 2017. Logo pela manhã, os festejos começam cedo com uma missa homenageando o grupo, na paróquia Nossa Senhora de Fátima, localizada em Stella Maris.

À noite, a celebração será ainda mais calorosa na Lagoa do Abaeté, a partir das 18h, com um show especial que contará com participações do movimento Hare Krishna  e do grupo Bahia Canta Paz que irão reverenciar a passagem da lua cheia junto ao grupo. As Ganhadeiras de Itapuã faz referência às antigas negras de ganho, primeira manifestação de empoderamento feminino registrada no Brasil, e desde a sua fundação, resgata as tradições do samba-de-roda. “Faremos uma celebração à altura do que representa a essência do grupo que está inteirando seus 13 anos de existência”, diz Amadeu Alves, produtor musical das Ganhadeiras.

O evento é aberto ao público e traz o samba de roda como força e tradição, além de engrandecer toda a beleza e encanto da Lagoa do Abaeté. Para Verônica das Virgens – ganhadeira –, completar treze anos de existência, contando a história do movimento de forma lúdica e própria é motivo de muita alegria. “Entramos na adolescência com algumas experiências de gente grande, com muita vontade de aprender e com aquela certeza de que temos ainda muito caminho a percorrer, buscando sempre a nossa verdadeira essência”, conclui.

As Ganhadeiras de Itapuã

Atentas à sua história, As Ganhadeiras de Itapuã desenvolvem hoje um trabalho de valorização da mulher como agente social e de resgate das tradições populares dos sambas-de-roda e cânticos de suas ancestrais. O grupo surgiu em 2004 em reuniões realizadas nos terreiros das casas de Dona Cabocla e de Dona Mariinha, no bairro de Itapuã, em Salvador (BA). Atualmente, entre as 20 vozes femininas que o compõem, está o encontro de gerações de jovens e senhoras de mais de 80 anos.

Serviço:

As Ganhadeiras  de Itapuã – Show de aniversário de 13 anos
Artistas convidados: Hare Krishna e Bahia Canta Paz
Local: Lagoa do Abaeté, das 18h às 22h

ganhadeiras-aniversario


Clique aqui e inscreva-se para receber nossas dicas, notícias e promoções!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *