Itapuã ganha novo trecho de orla requalificado


Mais um trecho da orla de Itapuã foi entregue com requalificação para a população. Foi inaugurado pela Prefeitura na noite de ontem (3) a nova orla do trecho do Farol de Itapuã., que contempla uma área de 21,5 mil m², entre as casas da Marinha e a curva da residência que pertenceu ao poeta Vinicius de Moraes.
O investimento na obra foi de aproximadamente R$4 milhões, fruto de contrapartida municipal dentro do Programa de Requalificação Urbana de Salvador (Proquali).
Durante a cerimônia foi anunciada também a requalificação do trecho que vai do Farol de Itapuã até a Rua K, que passará por reformas em mais uma etapa das intervenções na orla do bairro.
Projeto conjunto – O projeto de requalificação desse novo trecho de orla em Itapuã foi elaborado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), em conjunto com a comunidade e com a participação da Superintendência do Patrimônio da União (SPU), por se tratar de uma área de Marinha. As obras foram executadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), por meio da Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop). As melhorias envolveram a preservação da área de praia, com implantação de equipamentos e espaços de contemplação, deixando o local livre para circulação de pessoas.
A praça existente passou por serviços de alvenaria de pedra no entorno da área da praia. Foi implantado piso intertravado com tela em concreto armado. Foram erguidos também quiosques de serviços, nos mesmos moldes das estruturas existentes em outros trechos de orla, num total de seis, sendo dois do mesmo tamanho dos existentes na Vila Caramuru, no Rio Vermelho.
Também foram instalados parque infantil, Academia de Saúde, área para capoeira, ciclovia e uma quadra esportiva, além de um estacionamento para 44 veículos. Um pequeno muro foi construído para demarcar a área da praia e a pavimentada, e que pode ser utilizado como banco. As intervenções contemplaram ainda sanitários, módulo de apoio para salva-vidas e paraciclo para pessoas com deficiência.
O paisagismo da área do Farol de Itapuã, conhecido pelo vasto coqueiral e por vegetações como a restinga, foi aproveitado pelo projeto. Através da Secretaria Municipal de Cidade Sustentável e Inovação (Secis), foram plantadas mudas e implantado sistema automatizado de irrigação da grama. Agora são 129 árvores, sendo 65 algodoeiros de praia e 64 aroeiras, todas com porte a partir de 2,5 metros, além de 38 coqueiros e 2 mil ficus de praia e mais arranjos ornamentais que compõem o paisagismo do local.

Deixe uma resposta