Itapuã será um dos territórios do Fórum Social Mundial que acontece em março


O Fórum Social Mundial que ocorrerá de 13 a 17 de março de 2018 em Salvador-BA, significa uma esperança na construção de alternativas para um projeto de sociedade mais humano e solidário a ser gestado no movimento social em todo o mundo. O lema que se tornou a marca do Forum: “Um outro mundo é possível” é o mote para as ações que acontecerão nesse grande encontro. O bairro de Itapuã foi escolhido para ser um dos territórios que receberá atividades que farão parte da programação e terão um núcleo do Fórum.

Durante esse período estarão presentes em Salvador milhares de pessoas de todas as partes do planeta representando movimentos sociais, coletivos organizados, povos tradicionais, movimento ecológico, etc… discutindo alternativas para tornar o planeta mais justo e humano, compartilhando experiências, trocando saberes, criando alternativas e formas de resistência.

Itapuã que tem suas origens no povo Tupinambá, e posteriormente foi um importante quilombo, traz até hoje marcas profundas dessa ancestralidade indígena e negra que se fazem presentes em diversas manifestações, grupos culturais, histórias, personagens, canções que marcam a identidade local. Por essa razão Itapuã foi escolhida para ser um dos Territórios do Fórum Social Mundial – chamado de TERRITÓRIO DA ANCESTRALIDADE E DO ENCONTRO DOS SABERES.

A proposta do Fórum Social Mundial é de autogestão, não existe uma coordenação central que define a programação, por isso o Núcleo de Itapuã do Fórum Social convoca a comunidade de e suas lideranças para construirem juntos as ações que farão parte da programação do Forum no território de Itapuã.

Algumas ações já estão programadas e convite à comunidade é aberto para que todos se integrem e ajudem nessa construção coletiva. A participação das lideranças e representantes dos coletivos e movimentos culturais locais é super importante.

Dia 26/01 (sexta)

14hs – Casa da Música (Abaeté) – Oficina de confecção de materiais para as ações do Fórum   

16hs – Caminhada até a Praça Dorival Caymmi, onde acontecerá um ato cultural de divulgação do Forum denominada ITAPUÃ: TERRITÓRIO DO FORUM SOCIAL MUNDIAL

Dia 29/01 (segunda)

19hs – Casa da Música (Abaeté) – Reunião de lideranças e representantes de coletivos e grupos culturais da comunidade para definição da programação das ações que acontecerão no território de Itapuã durante o FSM

Dia 01/02 (quinta)

10hs – Piatã – Concentração do Bloco ITAPUÃ TERRITÓRIO DO FÓRUM SOCIAL MUNDIAL – para a participação na Lavagem de Itapuã


Deixe uma resposta