Obras no entorno do Farol de Itapuã estão 40% concluídas


A intervenção urbanística realizada pela Prefeitura no entorno do Farol de Itapuã avança e, um mês e meio após assinatura da ordem de serviço, já conta com 40% dos trabalhos concluídos. As ações visam garantir a preservação da praia e de áreas vizinhas ao local, proporcionando fluidez à circulação de pessoas com conforto e segurança. A iniciativa conta com investimento de aproximadamente R$ 3,2 milhões, oriundos do Programa de Requalificação Urbana de Salvador (Proquali), que integra o eixo Investe do Salvador 360.

As melhorias têm supervisão da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), por meio da Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop), e envolvem a preservação de toda área da praia. Para tanto, serão implantados novos equipamentos e áreas de convivência, englobando ainda a reforma da praça existente no local, que passará por serviços de alvenaria de pedra no entorno da área. Além disso, o entorno do farol contará com implantação de piso intertravado com tela em concreto armado e quiosques de serviços, nos mesmos moldes das estruturas existentes em outros trechos de orla.

A intervenção ocorre numa área com mais de 21,5 mil metros quadrados e 335 metros de extensão. Compreende o trecho localizado entre as casas da Marinha e a curva da residência que pertenceu ao poeta Vinicius de Moraes quando morou na Bahia, nas décadas de 1960 e 1970.

Mais ações – A requalificação envolve também recuperação do paisagismo, implantação de parque infantil, academia de saúde, espaço para capoeira, ciclovia e uma quadra esportiva, de forma a manter as práticas presentes na região. Também haverá sanitários, módulo de apoio para salva-vidas e paraciclo para pessoas com deficiência.

A requalificação da quadra de esportes está sob a responsabilidade da Secretaria Municipal do Trabalho, Esportes e Lazer (Semtel) e a construção conta com R$ 200 mil de investimentos extras. O equipamento será guarnecido por um alambrado construído em troncos de eucalipto. Um pequeno muro será construído para determinar a área da praia e a parte pavimentada, podendo também ser utilizado como banco.

Intervenções – A ordem de serviço para a requalificação da Rua do Farol de Itapuã foi assinada pelo prefeito ACM Neto no dia primeiro de novembro, e todo o projeto de requalificação foi concebido pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF). A concepção foi discutida em conjunto com a comunidade e teve participação da Superintendência do Patrimônio da União (SPU), por se tratar de uma área de marinha.

Durante a execução das obras, a Prefeitura restringiu o acesso de veículos apenas para realização de carga e descarga e para passagem de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, com a criação de 12 novas vagas de estacionamento para atender a demanda. A essas serão integradas mais 54 vagas para estacionamento geral, em área próxima à praia, com implantação de uma passagem de nível para pedestres e redução de velocidade.

O titular da Seinfra, Almir Melo, destaca os benefícios da requalificação para tornar a orla da capital baiana cada vez mais bonita para soteropolitanos e turistas. “Nós estamos empenhados em entregar o quanto antes essa obra importante para os moradores de Itapuã. Estamos certos que a requalificação conta com toda a infraestrutura necessária para o público, deixando o local ainda mais bonito”, disse.


Deixe uma resposta