Escute e compartilhe esse conteúdo com amigos:
A Prefeitura de Salvador, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), promoveu, na tarde da segunda-feira (14), a cerimônia de certificação das Unidades Amigas da Primeira Infância (UAPI). Entre as reconhecidas estão duas unidades de Itapuã: USF KM17 e 7º Centro de Saúde Prof. José Mariane.
O evento ocorreu no Centro de Educação Hora da Criança, no Rio Vermelho, e também marcou o lançamento do selo especial dos Correios e do Unicef sobre a Semana Mundial do Aleitamento Materno.
A iniciativa tem como objetivo reconhecer unidades municipais de Saúde e de Educação Infantil que se destacam no atendimento a crianças de zero a seis anos e familiares. Trinta serviços foram agraciados com a certificação, devido ao aprimoramento na atenção à primeira infância.
A coordenadora do Unicef na Bahia, Helena Oliveira, enfatizou que a cerimônia representa um reconhecimento às entidades que obtiveram os melhores indicadores na área de políticas de atenção à primeira infância. “Essas entidades passaram por um processo de acompanhamento ao longo de um ano, durante o qual foram avaliadas suas práticas e rotinas de cuidado e atenção às crianças”, pontuou.
Para garantir a implementação, monitoramento, avaliação e certificação da UAPI em Salvador foi constituído um comitê científico composto por diversas entidades, incluindo as secretarias municipais da Saúde (SMS), Educação (Smed) e Políticas de Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), bem como organizações da sociedade civil, como a Sociedade Baiana de Pediatria (SBP) e a Associação Brasileira de Enfermagem (ABE).
A vice-prefeita de Salvador e secretária municipal da Saúde, Ana Paula Matos, celebrou o momento da certificação, destacando que ela representa mais qualidade, atenção e carinho na humanização do atendimento à infância em Salvador. “Estou muito feliz, porque foi um processo de identificação das unidades de potencial, de qualificação dos profissionais, e, agora, chegando a esse momento lindo da certificação”, acrescentou Ana Paula.
O secretário municipal de Educação, Thiago Dantas, reiterou que a primeira infância é uma pauta prioritária, sendo uma política pública de saúde pensada a longo prazo. “Iniciativas como essa buscam certificar, incentivar e distinguir positivamente as escolas que se destacam por sua atuação diferenciada na área da primeira infância”, avaliou.