Quando nos aproximarmos de Deus, vivemos momentos de intensa iluminação espiritual. O espírito, quando está próximo ao Criador, se eleva; mas temos grandes dificultadores na nossa carne que se manifesta através dos desejos, instintos e manias os quais estão enraizados dentro de nós e dificultam o exercício do domínio próprio, nos impossibilitando fazer o que é certo independente da nossa vontade nos momentos de tensão e conflito quando somos postos a prova em nosso controle emocional e quando nos sentimos ameaçados.
Apesar de termos toda a teoria de como fazer, se não tivermos o domínio do eu, controlar os nossos instintos se tornará uma tarefa impossível! Daí surge à proposta de Deus que nos aperfeiçoemos a cada dia até chegarmos à estatura de varão perfeito, não nos conformando em fazer o que todos fazem e sim o que é certo, isto é, agir com maturidade, inteligência e espiritualidade. Quando aliamos conhecimento e espiritualidade, damos luz à sabedoria. E é através da sabedoria que fazemos toda diferença.
As mudanças não são fáceis, parece que com o passar do tempo, assim como a natureza é moldada pela ação dos ventos e fatores climáticos, nós somos moldados pelas circunstancias e adquirimos formas e posicionamentos nem sempre positivos. De tanto ver, não vemos mais e, por muito vivermos, perdemos a motivação e nos tornamos indiferentes, presos a justificativas infundadas.
Quando reconhecemos o erro e assumimos a culpa, somos impulsionados a mudança, mas se tivermos a necessidade de nos desculparmos diante dos fatos, contra os quais não existem argumentos, dificilmente avançaremos. “A vida não aceita justificativas, exige resultados”. Sinto-me diferente. Estou feliz, porque estou mudando para melhor! Só serei realizada, entretanto, quando em grande parte transformar reflexões em ações e inspirações em mudanças de hábito.