Em tempos onde todos escutam a todo momento se falar no padrão FIFA, ou então na expressão “imagina na Copa”, Salvador ainda que em reforma geral para sediar o maior evento do mundo tratando-se de futebol, continua atrasada em pontos principais, como acessibilidade.
Mesmo sendo um bairro que possui um grande fluxo de pessoas, devido ao seus atrativos turísticos, pessoas portadoras de necessidades especiais, como os cadeirantes, não conseguem trafegar pelas ruas do bairro de Itapuã tranquilamente, devido a falta de estrutura inclusiva. A situação ilustrada acima demonstra um cadeirante que por falta de rampa de acesso ao ponto de ônibus, é obrigado a esperar o transporte na própria via, sendo exposto ao perigo de acidentar-se e até perder a vida.
Não é só em pontos de ônibus que encontramos a falta de acessibilidade para portadores de necessidades especiais. Esses cidadãos não podem frequentar a orla sem auxílio de terceiros também , pois nas ciclovias e via exclusiva para pessoas que gostam de caminhar na orla, também não possuem rampas de acesso, nem banheiros públicos adequados para estas pessoas.
Fonte: ItapuãCity