A corrida é um esporte que exige um certo preparo físico do praticante e devido a sua longa duração apresenta um gasto energético bem elevado, por isso a alimentação pré- treino (1 a 2 horas antes da prova) deve ser rica em carboidratos complexos como por exemplo, raízes e tubérculos (aipim, inhame e batata doce), a fim de proporcionar energia de forma gradual durante a execução da atividade. Quando essa refeição é feita de forma adequado o atleta consegue retardar bastante a chegada da fadiga e conseguir um tempo maior de corrida
Quando a duração da atividade for longa (mais de 1 hora) os carboidratos em gel e até mesmo suco de frutas como melancia e uva, se tornam uma excelente opção para fornecer energia e retardar o aparecimento da fadiga, o atleta ainda tem que se preocupar em hidratar-se consumindo goles de água durante toda a prova. A alimentação durante a pratica de um exercício é bem relativa a alguns fatores: A refeição pré-treino, se for uma refeição com baixa ingestão energética se torna essencial a alimentação durante a prova visando o fornecimento adequando de energia. A intensidade e duração do treinamento também são fatores primordiais para a alimentação durante, quanto maior for a duração e intensidade do treino a ingestão de alimentos se torna necessária para retardar a chegada da fadiga
O pós-treino deve ser rico também em carboidratos, porém em sua forma mais simples como batata e pão branco sempre acompanhado de uma fonte de proteína como ovo, frango e queijos brancos visando recuperar o glicogênio e a musculatura desgastada. Essa refeição é muito importante para recuperar o organismo, e desta forma, manter o rendimento nas sessões de exercícios posteriores.
Lembrando que essas dicas são voltadas para pessoas que visam melhorar o rendimento durante a pratica de exercícios de corrida, e não tem o foco em emagrecimento e ganho de massa muscular.
Para um acompanhamento nutricional individualizado procure sempre a orientação de um Nutricionista, ele é o profissional mais adequado para melhorar a sua alimentação.
Para ficar ligado em mais dicas sobre Nutrição e Suplementação Esportiva curta: www.facebook.com/LuanNutricaoEsportiva