O Colégio Estadual Rotary promoveu entre os dias 6 e 8 de agosto para os seus alunos, o Festival de Desporto e Cultura (Fedescult). O projeto interdisciplinar, idealizado pelo professor Wolfrand, proporciona tanto para os participantes, quanto para os professores, muito conhecimento adquirido, em um ambiente totalmente descontraído.
O evento reuniu cerca de 950 alunos dos turnos matutino e vespertino, que disputaram entre si. Cada turma representou um país, trazendo temas que envolviam as disciplinas de geografia, história, artes, e estatísticas em matemática. “Inicialmente a ideia era fazer apenas um campeonato de futebol, mas devido ao sucesso, os professores abraçaram o projeto. Todos os trabalhos desenvolvidos foram avaliados pelos professores responsáveis por determinada disciplina”, comentou a vice-diretora do turno matutino e professora, Simone Fraga.
As disputas são intercaladas entre apresentações com dança e trajes típicos do país representado – com roupas e música escolhidas pelos próprios alunos – além dos jogos de futebol de salão masculino e feminino.
A professora conta ainda, que cada sala elege uma menina e um menino para representar no desfile para ser a miss e o mister. “Organizamos uma comissão julgadora. Os escolhidos por cada sala desfilam, e a comissão fica responsável pelas anotações. Ao final, fazemos uma premiação simbólica para quem ganhar”, explica.
Sobre o envolvimento dos alunos, ela destaca que todos ficam muito empolgados e que essa inciativa colabora para integração entre eles. “É legal porque eles interagem entre si. Os alunos ficam muito empolgados, fazem até camisas e torcida organizada. Além do conhecimento adquirido de determinados países. Temos muito a lucrar com esses eventos, pois agrega valor para todos”, completa Simone.
Fonte: Itapuã City