Escute e compartilhe esse conteúdo com amigos:
Um dos esportes que mais ganham praticantes no planeta, o pan-americano 2017 de Beach Wrestling foi realizado no dia (08/05) na Praia de Stella Maris, e contou com a participação do atleta itapuãzeiro Yehudi França, que conquistou medalha de prata no torneio.
Para o presidente da Confederação Brasileira de Wrestling e da Comissão Internacional de Beach Wrestling, Pedro Gama Filho, a modalidade tem tudo para seguir os passos de outras modalidades bem sucedidas que migraram dos ginásios para as areias.
“Futebol, vôlei, handebol migraram com muito sucesso para areia. No Wrestling é um início de trabalho, mas cada vez mais estamos procurando fazer campeonatos e também construir escolinhas dentro e fora do país. É uma honra receber o Pan-americano no Brasil e esperamos cada vez mais promover mais torneios “, revelou Pedro Gama Filho.
O Beach Wrestling ou Luta Praia é disputado em uma área circular de 9 metros delimitada na areia. Os atletas disputam round único de três minutos e quem fizer três pontos primeiro vence. Para pontuar, o lutador deve derrubar o adversário no solo ou retirá-lo da área delimitada, ações que valem um ponto. Se o adversário cair com as costas expostas ao solo é concedido dois pontos ao oponente. Não existe luta no solo. Se houve empate, vence quem fez a pontuação de maior valor ou marcou o último ponto.
A vestimenta também é diferente do wrestling olímpico. Os homens lutam apenas de bermuda, já as mulheres lutam com short e top. Os atletas recebem pulseiras ou tornozeleiras nas cores azuis ou vermelhas para que o árbitro sinalize ao público as pontuações.