A próxima edição da caminhada patrimonial em defesa do “Abaité” será realizada neste sábado (08/06), com início às 7h00. O ponto de concentração será em frente ao Busto de Mãe Gilda, no Parque Metropolitano do Abaeté, em Itapuã.
Iniciadas em abril de 2022, as caminhadas patrimoniais em defesa do “Abaité” são experiências imersivas que promovem a cosmopercepção dos conflitos e dos bens híbridos do Abaeté. Essas experiências estão sendo registradas e resultarão em uma cartografia autodemarcatória, um documentário e um e-book, que serão publicados no final de 2024.
Esta edição será realizada em parceria com professores e alunos da Pós-Geo/UFBA, estudantes de Geografia da UERJ e o Coletivo Nosso Quilombo.
A proposta da caminhada é dar uma volta completa ao redor da Lagoa sagrada, conhecendo os impactos do seu entorno e reverenciando os mistérios desse lugar, que escapam ao domínio do humano.
Os estudantes de Geografia da UERJ irão construir um material audiovisual com intenção de fortalecer a atuação dos movimentos socioambientais articulados na defesa do território.
Ao final da Caminhada, ocorrerá um momento Griô, embaixo da sombra da Árvore do Tempo, com mestres e mestras da Cultura Popular de Itapuã.