Quinze mulheres disputam a coroa de rainha do Ilê Ayê 2015, título concedido a mais bela negra do grupo afro há 36 anos. Entre as finalistas do concurso Deusa do Ébano, cinco são nativas de Itapuã, que se preparam para a 36ª Noite da Beleza Negra, no próximo dia 24.
Candidata pelo segundo ano, Daiane de Souza (22) aposta na experiência que adquiriu em 2014 para este ano. “A participação no ano passado serviu como incentivo para melhorar minha postura e desenvolver a dança. Então, decidi aperfeiçoar minha apresentação, os conhecimentos e vou fazer de tudo para ser a vencedora em 2015”.
Para ela, o título será a concretização de um sonho. “Estou preparada para as responsabilidades à frente do Ilê como rainha. O Ilê me representa desde a infância. Foi através do grupo que aprendi a assumir minha negritude, meu cabelo black, minhas origens”, diz Daiane.
Cecília da Silva (24) saiu dos bastidores do concurso para concorrer a coroa. Ela atuou na produção do figurino das candidatas por quatro anos. Esta será a segunda vez que tentará o posto de Deusa do Ébano. A ligação com a moda e os bastidores é o segredo da itapuãzeira diante das concorrentes.
“Eu mesma criei a minha roupa do desfile, com um parceiro de criação. Tenho consciência de que representarei a mulher negra de Itapuã, da Liberdade, principalmente as que não tem oportunidade de serem valorizadas”, afirma. “Não é só um concurso em que a gente sobe no palco e dança. Recebemos orientações sobre a história do povo negro antes, com apostilas. Através do concurso podemos conhecer mais sobre nossa história”, enfatiza.
Já Alexandra Amorim (33) é uma veterana em concursos de beleza negra. Ela foi eleita rainha do Malê Debalê em 2008 e tenta pela terceira vez o título de Deusa do Ébano. “Estou fazendo muitos ensaios. Tenho treinado bastante a resistência no palco, as técnicas de dança e a simpatia. Sei que terão várias meninas lindas concorrendo. O destaque para sábado será a roupa, a dança, a magia que deve transmitida aos jurados e a plateia. Esses requisitos eu tenho de sobra”, frisa.
As outras duas representantes itapuãzeiras, Cibele da Silva e Thamara Mendes não retornaram o contato do ItapuãCity.
A final se divide em duas partes: primeiro acontece a apresentação coletiva, onde as candidatas usarão trajes do Ilê. Depois ocorre a apresentação individual, onde cada mulher desfila seu figurino e exibe suas habilidades na dança. Para esse ano, o tema do figurino será a Jamaica. Em seguida, os jurados escolherão as três melhores, com a colocação do primeiro, segundo e terceiro lugares. A vencedora será a rainha do bloco Ilê Aiyê e desfilará no Carnaval.
A 36ª Noite da Beleza Negra tem início às 21h, na Senzala do Barro Preto (Rua Curuzu, 228 – Liberdade). Entre as atrações que prometem animar a festa estão Band’ Aiyê, Lazzo Matumbi e Dr. Norris Weir.
Fonte: ItapuãCity