Na coluna de hoje quero falar um pouco sobre um tema que vem gerando grande repercussão no bairro nas últimas semanas… a proibição do estacionamento ao longo da Avenida Dorival Caymmi. Para alguns, o tema correto a ser tratado é a implantação da ciclofaixa, porém insisto que o problema é relacionado ao estacionamento.
Todos nós moradores, e até mesmo aqueles que somente trafegam pela Avenida Dorival Caymmi no seu dia a dia, sabemos que o trânsito pela via estava quase que impossível, principalmente nos horários de pico. Carros estacionados por toda a via, uma enorme disputa do passeio entre pedestres, carros, ciclistas e o comércio informal. Ou seja, a região estava de fato precisando de uma grande intervenção da Transalvador.
Com o recapeamento da Avenida Dorival Caymmi, fomos acompanhando também a implantação da sinalização da ciclofaixa, o que deixou muita gente curiosa, inclusive eu. Em seguida, ficamos surpresos com a proibição do estacionamento na avenida, que logo gerou a insatisfação dos comerciantes, consequência da queda da rotatividade de clientes.
De lá pra cá fui convidado a participar de algumas reuniões entre moradores, comerciantes, ciclistas e inclusive a Transalvador. Buscamos encontrar soluções para solucionar o problema que estava sendo gerado, pois o congestionamento da via foi solucionado com a proibição do estacionamento, mas como consequência tivemos o enfraquecimento do comércio na região que podemos chamar de polo comercial de Itapuã. Como consequência dessa queda, alguns lojistas fecharam suas portas, outros começaram o processo de desligamento de alguns funcionários. Ou seja, houve uma transferência do foco do problema, e não uma resolução.
Porém, tem sido gratificante participar dessas reuniões e acompanhar a forma com que todos os envolvidos tem lidado com o assunto. Os comerciantes tem deixado claro que também são à favor da ciclofaixa, inclusive muitos utilizam a bike como meio de transporte e também de lazer, porém querem apenas que todos cheguem ao bom senso, como por exemplo liberar um sentido para a ciclofaixa e outro para um estacionamento rotativo.
A minha opinião? Estou totalmente de acordo. Acredito que o que faltava mesmo era a fiscalização dos carros que estacionavam nos passeios, e também a fiscalização do comércio informal, isso já resolveria bastante o congestionamento. Porém, como ficariam os ciclistas? Portanto, essa foi a reivindicação dos comerciantes, a busca por uma terceira alternativa que atenda tanto aos ciclistas quanto aos comerciantes.
E foi na noite de ontem que tivemos uma boa notícia do superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller, que esteve reunido conosco no Hotel Praia da Sereia, atendendo ao pedido do grupo Itapuã, ontem hoje e sempre, criado no facebook. Fabrizzio e equipe reavaliaram a situação, e concluíram que o melhor realmente será liberar um sentido para a ciclofaixa, e no outro sentido da via implantar o estacionamento rotativo com áreas também para carga e descarga do comércio. O superintendente se comprometeu ainda em retornar ao bairro daqui a 20 dias para uma nova reunião, onde juntamente com sua equipe, fará uma apresentação de como ficará a Avenida Dorival Caymmi com a nova intervenção.
Conclusão, mais uma vez mostramos que através da união e diálogo, somos muito mais fortes. Parabenizo também o amigo Alexandre Fagury, pela condução da mesa de debates. Refleti bastante nesses dias com a chamada “terceira alternativa” proposta por um dos comerciantes, afinal, sempre queremos 8 ou 80, ou um ou outro, mas porque não a terceira alternativa? Onde todos saem ganhando?
Vamos juntos! Todos por Itapuã!