Há 45 anos, Nossa Senhora da Conceição foi proclamada como Padroeira da Bahia e os devotos da santa já estão em festa pela data religiosa desde o dia 29 de novembro, quando foi iniciado o novenário na maior parte das paróquias. Em Salvador, sete paróquias vão ter programação especial em celebração à padroeira na quinta-feira (8) com missas, procissões e shows.
Em Itapuã, o novenário também terá um encerramento especial, com a participação das Ganhadeiras de Itapuã. O último dia de pregação vai ser com o reitor da Universidade Católica do Salvador (Ucsal), padre Maurício Ferreira, e logo após, haverá uma homenagem do grupo Ganhadeiras de Itapuã.
O andor da padroeira e a igreja também já estão sendo preparados. “A igreja já está toda com decoração surpresa, o andor festivo também está sendo preparado para o dia da festa. A expectativa de público é de 500 pessoas no dia festivo. Esses dias tem sido de 350 pessoas em cada dia do novenário”, contou Benedita Ferreira, que trabalha na secretaria da igreja.
Trânsito interditado
Em Itapuã, a interdição progressiva acontece a partir das 16h, em uma faixa de tráfego das seguintes vias: Praça Dorival Caymmi (saída da Igreja Matriz), Rua Arnaldo Francelino, Ladeira do Olassá, Rua do Céu, Rua Senhor do Bonfim, Ladeira do Abaeté, Av. Dorival Caymmi e chegada à Praça Dorival Caymmi.