No dia 13 de junho é celebrado o dia de Santo Antônio, um dos grandes santos da Igreja Católica que viveu no século XII. Bastante venerado pela cultura popular e nas Festas Juninas, Santo Antônio é considerado padroeiro dos animais, dos barqueiros, dos idosos, das grávidas, dos pescadores, sendo invocado também para conseguir casamento. Em Itapuã, a devoção é explícita nas Trezenas a Santo Antônio (01 a 13 de junho) preparadas pelos nativos em suas casas ou associações.
No Dominó Clube Itapuã, os treze dias de festa voltou a ser tradição há dez anos. Como todos os anos, cada noite será organizada por um grupo: jovens, baianas, capoeiristas, pescadores, comerciantes, entre outros. “Fazemos a reza e depois seguimos a noite com comidas e bebidas, música e animação”, afirma uma das organizadoras da Trezena, Neilar Cerqueira.
Segundo Neilar, a tradição aproxima os moradores da comunidade. “É um momento onde as pessoas se reúnem, convivem e partilham umas com as outras. Qualquer pessoa pode participar, independente de religião”, diz.
As noites da Trezena no Dominó Clube acontecem a partir do dia 1º de junho até o dia 13, às 18h30 na Rua do Tamarineiro, 37 – Itapuã
Confira a programação:
Fonte: ItapuãCity