Na última quarta-feira (06/12) foi realizada a primeira edição do “Natal Negro” da Escola Estadual Dona Jenny Gomes, localizada em Itapuã. O projeto é organizado pela gestora da unidade, Geruza Araújo, e pelo professor de teatro, Marcos Paulo Nexter.
A ideia do projeto surgiu após sugestão do professor de elaborar um projeto referente à consciência negra, mas por conta do calendário apertado, foi sugerida uma junção dos projetos, que logo foi aceita.
O teatro e a dança são utilizados no projeto de maneira que os alunos sejam autores da própria arte. O espetáculo é fruto de uma releitura deste grande acontecimento bíblico, que é o natal. Com visão contemporânea tenta retratar um ambiente urbano, enfatizando contrastes e conflitos do nascimento de Jesus.
“Criamos uma peça teatral, onde o nascimento de Jesus é contemporâneo, por isso foi dado o nome de auto periférico de Natal. Jesus nasceu em uma periferia, então a nossa peça foi trabalhada em cima de um local periférico, e um Jesus Negro”, diz Geruza Araújo, gestora da unidade escolar.
A primeira edição do projeto está sendo um sucesso, espero que ano que vem tenhamos mais tempo para elaborarmos ainda mais, e espero que a comunidade abrace nosso projeto e tenha mais participação dos pais e da comunidade de Itapuã. Eu não quero transformar artistas, eu quero transformar cidadãos, ” relatou Marcos Paulo Nexter.
por Filipe Spilar