Escute e compartilhe esse conteúdo com amigos:
O grupo As Ganhadeiras de Itapuã venceu na noite de ontem (10), dois troféus no 26° Prêmio da Música Brasileira, na categoria Melhor Álbum e Melhor Grupo Regional. O disco de estreia – que leva o mesmo nome do grupo – foi lançado em 2014 e teve o apoio financeiro do Fundo de Cultura da Bahia, mecanismo da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA) e da Secretaria da Fazenda (Sefaz).
A premiação aconteceu ontem (10), no Teatro Municipal do Rio de Janeiro e ainda prestou homenagem a cantora baiana Maria Bethânia.
As Ganhadeiras de Itapuã
Grupo formado em 2004 e conta com a participação de senhoras, crianças e músicos, que juntos desenvolvem um repertório de cantos, cantigas e sambas, que embalaram os sonhos e amenizavam as dificuldades na peleja do dia a dia, dos negros escravos e libertos, que entre os séculos XVII e XIX, dominaram o comercio varejista de muitas cidades brasileiras.
Prêmio da Música Brasileira
Criado em 1988, o prêmio de maior prestígio da música brasileira se consolidou por não apenas resgatar e celebrar grandes nomes do cenário nacional, mas, sobretudo, por avalizar carreiras de artistas iniciantes ou com expressão de alcance regional. O Prêmio da Música Brasileira valoriza a nossa música no que ela tem de melhor: a sua capacidade de se reinventar e manter o nível de excelência que a fez reconhecida mundialmente. O Prêmio enaltece o esforço e o talento dos cantores, músicos, arranjadores e produtores do Brasil e reúne, no mesmo dia e no mesmo palco, as mais variadas manifestações musicais do país.
Além da premiação, a cada ano é escolhido um artista homenageado, que ganha um show especial, focado na sua obra, contando sempre com números musicais inéditos e promovendo encontros entre os mais importantes cantores brasileiros, das mais diversas gerações. Este ano é dedicado à obra de Maria Bethânia.
Fonte: Secult-BA