As celebrações das heranças africanas ganham força em Salvador no mês de novembro, por conta do Dia da Consciência Negra, comemorado no próximo dia 20. Engajado no movimento, o grupo afro Malê Debalê, participa amanhã (20) da Caminhada da Consciência Negra, junto com outros grandes blocos afros do Brasil.
“É uma data de reafirmação e de busca dos nossos espaços na sociedade. Vamos fazer a comemoração em um formato novo, com atrações musicais, culturais”, comenta o presidente do grupo Claudio Souza de Araújo.
O presidente frisa que o tema deste ano será “Reparação já”. O cortejo reúne entidades como Ilê Ayê, Malê Debalê, Filhos de Gandhy, Cortejo Afro, Muzenza, Olodum, Mulherada, Okambi, Os Negões, além de convidados. A concentração da caminhada acontece na sede do bloco Ilê Aiyê, no Curuzu, a partir das 15h.
O homenageado desta edição é o ator baiano Mário Gusmão. Ele é considerado precursor dos movimentos negros de Ilhéus e Itabuna pelos militantes destes municípios. Nascido na cidade de Cachoeira no dia 20 de janeiro de 1928, ele morreu em Salvador, em 20 de novembro de 1996.
Fonte: ItapuãCity