O quadrinista soteropolitano Darwiz Bagdeve lança neste fim de semana seu primeiro livro, ‘Kairu-Edé – Guerreiro Fantasma’. O evento de lançamento ocorrerá em três locais diferentes: nos dias 14 e 15 de agosto, às 17h, nos Polos Criativos Boca de Brasa, no Centro Comunitário Mãe Carmem do Gantois e na sede do Malê Debalê, em Itapuã. Já no dia 17 de agosto, também às 17h, a obra será apresentada na Sala de Arte do Cinema do Museu, no Corredor da Vitória.
Escrita durante a pandemia, a obra carrega o nome do protagonista e explora um mundo à beira da destruição, marcado por doenças, inundações e o avanço desenfreado da tecnologia. A história se desenrola em uma Salvador devastada por um tsunami, em um tempo em que a inteligência artificial suprimiu a memória social. Em meio a essa civilização à beira do colapso, um menino negro descobre na espiritualidade ancestral uma forma de salvação.
Darwiz Bagdeve também marcará presença com “Kairu-Edé” no Festival de Cultura Japonesa Bon Odori, que acontece de 30 de agosto a 1º de setembro na Avenida dos Artistas (Artist’s Alley), no Parque de Exposições. Além disso, o quadrinista participará da Festa de Arte e Literatura Negra Infantojuvenil da Bahia, no dia 21 de setembro, no Pelourinho.