Dia 22 de fevereiro se deu início ao 16º Campeonato de Várzea do Km 17. Com um total de 11 rodadas, a competição agrega 7 times do bairro que disputam uma primeira fase de pontos corridos e os quatro melhores avançam para as semi-finais, em jogos de mata-mata.
Cada equipe é composta por vinte e cinco jogadores e dois representantes, que equivalem à comissão técnica. No entanto, pelas regras da competição apenas cinco jogadores de linha mais o goleiro podem ser escalados para iniciar as partidas. Os jogos são disputados no campo do final de linha do Km 17, Rua da Ilha, no espaço conhecido como Arena 17.
A organização do torneio está a cargo da Liga Desportiva do Km 17, presidida atualmente por Jeferson Cortes, mais conhecido como Picolé, que existe desde 2002 e já organizou 16 campeonatos e 4 copas de Futebol de Várzea. “Todo ano fazíamos um campeonato, agora fazemos o campeonato e a copa. A copa acontece entre o final de agosto e o início de setembro”, disse Picolé.
Solidariedade
Esse ano, a organização resolveu homenagear o morador Jaime de Jesus, mais conhecido como Jajai, e batizou o campeonato com o seu nome. Veterano do baba no Km 17, Jajai vem enfrentando problemas de saúde, mas no momento já encontra-se em melhores condições. “Ele já joga há muitos anos com a gente, mas esse ano ele não pôde ir porque está lá no hospital”, disse Cortes.
Curiosidades
Não há limite de substituições nos jogos e os escanteios são cobrados com as mão. O mais inusitado, porém, dos jogos várzea no Km 17 é o fato de não haver saída de bola pelas linhas laterais. Devido às dimensões do campo, o jogo não rolaria bem caso houvesse tal marcação. Os laterais, por sua vez, acontecem quando as bolas são chutadas para o alto a ponto de atingirem o alambrado superior.
Fique por dentro dos jogos
A próxima rodada da será dia 08/03, domingo. Às 9h, as equipes Leão X Os Pocadores reeditarão a final de 2014; às 10h30 jogarão Confiança X Reparação; e fechando a rodada às 11h40 Gladiador X Borussia. Lembrando que todas as partidas acontecem na Arena 17, no final de linha do Km 17.
Fonte: ItapuãCity