O velho e recorrente problema do lixo em Itapuã vai ganhar uma alternativa sustentável, para amenizar o descarte inadequado e a agressão ao meio ambiente. O bairro será beneficiado com cinco pontos para a coleta seletiva, a partir da primeira quinzena de janeiro de 2015. A novidade foi divulgada pelo secretário municipal da Cidade Sustentável, André Fraga e inclui no total, 100 pontos a serem instalados por toda a cidade.
Os ecopontos feitos de plástico estarão aptos a receberem resíduos secos como: papelão, garrafas pet, recipientes de vidro, papel, latinhas. Assim, o cidadão deverá se preocupar em separar o lixo orgânico dos resíduos secos antes de depositar no ponto de coleta seletiva.
A ideia é que as pessoas se dirijam até um ecoponto para descartar o lixo, em vez de deixar na porta de casa. Segundo o secretário, os contêineres estarão dispostos em locais de fácil acesso.
De acordo com Fraga, um único contêiner pode armazenar seis mil litros de lixo, o que pode chegar a seis toneladas de resíduos. Após a entrega voluntária, os resíduos serão recolhidos e encaminhados a uma das 18 cooperativas cadastradas na Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb).
Atualmente, apenas 1% das várias toneladas de lixo produzidas na cidade chega até as cooperativas, o que resulta em um baixo volume de reciclagem. Com o novo sistema, as associações poderão usar o caminhão da Limpurb e os resíduos chegarão diretamente às cooperativas, o que pode gerar mais renda e emprego para quem sobrevive da atividade.
Fonte: ItapuãCity
Olá !!! Aonde posso encontrar um destes contêineres aqui em Itapuã? Tenho uma quantidade considerável de garrafas pets para descartar.
Agradeço !!!