Falta menos de um mês para a Lavagem de Itapuã (05/02), que este ano completará 110 anos. Tradicionalmente, centenas de pessoas são esperadas para os festejos que começam bem cedo, a partir da lavagem nativa, com o Bando Anunciador seguido do café da manhã africano, dando as boas-vindas à comunidade. Esse ano porém, corre o risco desta confraternização não ser realizada, devido à quantidade insuficiente de recursos arrecadados até o momento.
De acordo com Leonice Gomes, organizadora da lavagem nativa, os preparativos estão parados por falta de material. “Ainda não confeccionamos as bandeiras, e as camisas dependem de uma verba maior para serem feitas”.
Ela conta que até o momento conseguiu a doação de dois bolos, alguns quilos de açúcar e R$ 250,00 para as camisas. “Se a festa é para a comunidade, precisamos da colaboração de todos para acontecer”, diz Leonice.
Quem tiver interesse em colaborar, a filha de D. Niçu criou um grupo no Facebook chamado “LAVAGEM NATIVA DE ITAPUÃ – MÃEtendo a Tradição” (Clique aqui). Lá é possível conhecer a lista de itens que ainda faltam para o evento como vassouras, botijão de gás, coco, farinha de trigo, óleo, frutas, café.
Quem preferir, pode entrar em contato pelo número da Leonice: (71) 8812-1875.
Fonte: ItapuãCity