Um frequente incêndio na região do KM 17, localidade do bairro de Itapuã situada atrás do Parque de Exposições, tem tirado o sono dos moradores. Apesar de ser uma área de preservação dos resquícios de Mata Atlântica da cidade de Salvador, os registros feitos pelo morador Saulo Miguez demonstram a tragédia anunciada.
Confira o texto publicado por Saulo nas redes sociais:
“Na noite de ontem, algum (uns) moradores dessa localidade puseram fogo nessa mata e este se alastrou a ponto de chegar ao muro/cerca da minha casa, localizada no condomínio Chácara Santo Expedito. O vídeo acima foi gravado da varanda da casa. Acho desnecessário relatar o estado de pânico que nós moradores ficamos diante da iminência de sermos protagonistas de uma desgraça, ou termos a casa construída com muito esforço arruinada pelas chamas, bem como dos prejuízos ambientais provocados por esse crime.
Desnecessário porque todos devem imaginar como foi, mas principalmente porque o sentimento de indignação para com o descaso do poder público que governa esta cidade e este estado sobressai até mesmo ao medo de morrer queimado.”
O jovem fez questão de ressaltar também que há mais de um mês foi formalizada denúncia junto à Prefeitura de Salvador, cujo número de protocolo é o 615121/2017. No entanto, nunca foi obtida resposta.
“Ontem, enquanto o fogo devorava a vegetação e se aproximava feroz da casa, ligávamos desesperadamente para o Corpo de Bombeiros e o atendente – friamente – perguntava se “as chamas estavam perto da residência”. Detalhe: nenhum brigadista foi enviado ao local e o incêndio foi combatido pelos próprios moradores”, lamentou Saulo.
O vídeo abaixo foi registrado na noite de terça-feira (24). As fotos na manhã desta quarta (25).