Com o objetivo de garantir a ordem e a segurança dos soteropolitanos que frequentam as praias de Salvador, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), intensificou a fiscalização do comércio informal neste fim de semana, nas praias de Piatã, Farol de Itapuã e Stella Maris.
Na chamada Operação Verão Praia Legal, foram realizadas diversas apreensões, dentre as quais, 243 cadeiras e 54 mesas, 18 sombreiros, 5 espreguiçadeiras, 180 cocos, e 10.500 unidades de bebidas em lata sendo fornecidas por um veículo que funcionava como depósito também de mesas e cadeiras para comercialização de ambulantes em atividade irregular junto à prefeitura.
Segundo a Semop, foi verificado também que alguns permissionários replicaram seus kits e estão atuando com o dobro de equipamentos, ou ainda alugando seus kits a terceiros.
Desde o início do verão, já foram realizadas centenas de notificações e apreensões pelo cometimento de atos ilícitos, a exemplo da não observância das proibições quanto ao preparo e acondicionamento de alimentos, comercialização de bebidas em garrafas de vidro e de espetos de churrasco, uso de kits de praia fora dos padrões estabelecidos pela administração municipal, e a não utilização de lixeiras.
De acordo com a Secretária de Ordem Pública, Rosemma Maluf, o objetivo da Operação é manter o ordenamento que já vem sendo realizado pela secretaria desde o início da gestão e garantir a mobilidade da população nos espaços públicos. “O conceito de Ordem Pública é amplo, e implica numa mudança de cultura e hábitos. As normais existem para serem cumpridas em prol de um bem comum, afinal, a cidade é de todos”, declara Rosemma.
Fonte: ItapuãCity