Numa iniciativa que visa fomentar a participação da juventude na construção de dias melhores para os jovens soteropolitanos, o projeto Vozes da Cidade desembarca em Itapuã e já movimenta alguns adolescentes.
“O ‘Vozes da Cidade’ é um projeto inscrito dentro da Plataforma dos Centros Urbanos (PCU) que busca contribuir para a redução das desigualdades que afetam a vida das crianças e adolescentes da cidade de Salvador”, destaca Marília Rios, que é coordenadora territorial da iniciativa.
Segundo a coordenadora, espera-se ajudar a garantir a cada uma das crianças e adolescentes, das diferentes subprefeituras, maior e melhor acesso à educação de qualidade, saúde, proteção e oportunidades de participação.
Como participar
Nessa primeira etapa, estão sendo selecionados grupos de adolescentes entre 12 e 17 anos, que lutem a favor dos seus direitos. Podem ser grupos de hip-hop, artistas que lutem por um centro cultural, grupo de futebol, que lute por quadras etc. Caso o adolescente nessa faixa etária não participe de nenhum grupo o/a mesmo/a poderá participar da segunda etapa, que será um fórum com 600 jovens.
“Esse projeto realizará a escuta de coletivos de Adolescentes, e adolescentes com vista a identificar os problemas que os mesmos vivenciam bem como mobilizá-los para participar da construção da agenda pública para criança e adolescente”, ressalta Marília Rios.