A visão é o sentido mais importante, pois 85% do contato com o mundo ocorre através dela.
Os erros refrativos (miopia, hipermetropia e astigmatismo), constituem a causa mais comum de baixa visão. Além disso, podem causar ainda dor de cabeça, dor nos olhos, cansaço visual, visão borrada, fotofobia (desconforto com a luz) e ardência.
Esses sintomas não passarão até que a pessoa procure um Oftalmologista para receitar óculos ou lentes de contato com grau correto. Encontrar o grau correto é um ato complexo. Se for prescrito o grau errado, o paciente poderá ter sua visão prejudicada, não conseguindo executar suas tarefas corretamente, e nos casos das crianças podendo atrapalhar até o desempenho escolar.
O Oftalmologista é um médico que estudou muitos anos para conseguir aprender a arte de receitar grau corretamente. Além de realizar a anamnese (história do paciente) e um exame completo dos olhos, que inclui a medida da pressão ocular, avaliação de catarata e do fundo de olho. Somente assim podem ser diagnosticadas doenças como glaucoma (segunda causa de cegueira no mundo), catarata, retinopatia diabética, ceratocone e várias outras que podem levar a cegueira.
Sempre ao ser examinado procure saber se o profissional que está prestando o atendimento é um médico Oftalmologista. Cuidar bem dos seus olhos começa pela escolha daquele que irá examiná-los.