Com mais de 260 casos confirmados de Covid-19, e ainda notoriamente sem adesão da maioria da população, Itapuã entra na lista dos bairros que receberão medidas mais severas adotadas pela Prefeitura de Salvador no combate ao coronavírus a partir da próxima quarta-feira (10).
Somente na última semana, foram confirmados 162 novos casos no bairro, com sete pedidos de sepultamento nos cemitérios municipais. As novas medidas terão validade de 7 dias, podendo ser prorrogadas de acordo com a eficácia.
O que muda?
Lockdown, toque de recolher ou medidas restritivas? Muitos ainda estão com dificuldade para assimilar o que significa na prática essas nomenclaturas… então veja abaixo o que realmente muda com as novas ações anunciadas:
Além das medidas restritivas que já estão em vigor em Itapuã, como por exemplo o fechamento do Mercado Municipal, ambientes com mais de 200m quadrados como a Prefeitura-Bairro, equipamentos públicos localizados na orla e interdição das praias, haverá também interdições de trânsito na rua Genebaldo Figueiredo, em frente ao mercado municipal.
Com isso, o comércio precisará suspender suas atividades, com exceção dos considerados essencias. O novo decreto permite o funcionamento de supermercados, farmácias, agências bancárias e lotéricas, repartições públicas e cartórios; estabelecimentos que estejam funcionando em regime de delivery, não sendo permitido o sistema de retirada no local; serviços de saúde e clínicas veterinárias.
Contrapartida
Por outro lado, para amenizar o transtorno que é necessário nesse momento de prevenção, a prefeitura realizará ações que incluem distribuição de máscaras, realização de testes rápidos, medição de temperatura, doação de cestas básicas para feirantes e ambulantes, higienização e desinfeção de ruas, ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, apoio a instituições que atendam idosos, crianças e pessoas com deficiência e CRAS Itinerante.