Todos os caminhos levam à Festa de Itapuã

Foto: Albenísio Fonseca/2013
Foto: Albenísio Fonseca/2013

Todos os caminhos levam à Itapuã nesta quinta-feira (20.02), onde acontece a 109ª Edição da Festa do bairro. A expectativa, em ano de eleição, é que o evento reúna grande parte de candidatos à Assembleia Legislativa, Câmara Federal, Senado e mesmo ao Executivo estadual, antecipando o calendário eleitoral.

A festa, cujo ápice é a lavagem do adro da Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Itapuã, tem início previsto para às 11h30, quando dezenas de baianas, animadas pelo ritmo de alabês e percussionistas do afoxé Korin Nagô, seguidas por carro alegórico com os homenageados do bairro, centenas de foliões e turistas, se deslocam em cortejo, desde Placafor até Itapuã, aliando fé e ludicidade.

O desfile prossegue, por quase toda a tarde, com dezenas de grupos de samba, o Bloco Afro Malê DeBalê, que este ano comemora 35 anos de fundação e outras manifestações típicas do lugar, em contagiante animação a mobilizar uma multidão por todo esse trecho da Orla da cidade. A festa de Itapuã é a última do calendário de eventos populares de Salvador antes do Carnaval.

A animação local, contudo, começa nas primeiras horas da madrugada. Sob organização da professora Ronilda dos Santos, o Bando Anunciador – uma banda de sopro e percussão – percorre ruas do bairro com cerca de 500 foliões, convocando a comunidade para a festividade. Uma alvorada de fogos marca a abertura das comemorações e, sob o nascer do Sol, acontece a “lavagem nativa” do adro da igreja de N.Sra. da Conceição de Itapuã, organizada pelos filhos de D. Niçu (que promoveu a iniciativa há 25 anos), seguida de um concorrido samba de roda e de “café da manhã africano”, oferecido em congraçamento comunitário.

Após a tradicional lavagem, à tarde, há uma recepção de confraternização aos participantes, com uma feijoada para as baianas e convidados, demonstrando a “magnitude e relevância da festa”. Na segunda-feira (24), às 16h, na Enseadinha (Praia da Sereia), a festividade é encerrada, há 28 anos, com “o mais belo dos presentes à Iemanjá”, organizado por canoeiros e pela mãe pequena Gildete dos Santos.

Toda a estrutura para a realização do evento já está instalada e conta com equipamentos e efetivos da PM, Corpo de Bombeiros, Policia Civil, Transalvador e postos para atendimento de emergência, além das barracas de bebidas e comércio ambulante, no trecho entre a Sereia e a praça Dorival Caymmi. O transito, conforme acordado com a Transalvador junto os organizadores, será interditado para o acesso ao bairro, pela Orla, já na quarta-feira, à noite, com desvio para a avenida Paralela pela avenida Pinto de Aguiar. O transito volta à normalidade a partir das 16h de quinta-feira.

A Festa de Itapuã é organizada e executada pela própria comunidade com apoio da Prefeitura, através da Saltur. A festividade proporciona, além de prazer, alegria e manutenção de uma tradição centenária, importante legado para a melhoria das condições de vida dos moradores e frequentadores do bairro, na medida em que mobiliza a gestão municipal a viabilizar operações de pavimentação, mais iluminação de ruas e coleta de lixo e entulhos, principalmente na áreas de trajeto dos cortejos e seus entornos.

Além do cantor e compositor Dorival Caymmi, cujo centenário de nascimento transcorre esse ano, a Festa homenageia o principal carnavalesco do bairro, Gilberto Menezes de Almeida (“seo” Menezes), 82 anos, e a ialorixá bantu, Zulmira de Santana França, 79 anos, que desfilarão em carro alegórico no formato de um saveiro.

Fonte: Albenísio Fonseca

Compartilhe esse conteúdo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *