Uma doença infecto contagiosa, e que tem feito diversas vítimas no bairro de Itapuã. Esse é o caso da tuberculose, que é causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch, que ataca principalmente os pulmões, podendo atingir outras partes do corpo.
Entre o ano de 2012 e 2014 foram tratados cerca de 160 pessoas na região administrativa de Itapuã, e somente neste ano o índice já aumentou 100%, atingindo 43 pessoas somente até o mês de setembro. Essas vítimas estão recebendo tratamento na Unidade Básica de Saúde (UBS) Prof. José Mariane, também conhecida como 7º Centro.
Os sinais e sintomas da doença são: tosse há mais de três semanas, com produção ou não de catarro, febre baixa, fraqueza no corpo, falta de apetite acompanhada de emagrecimento, dores no peito e nas costas, sudorese noturna e até escarro com sangue.
Em Itapuã, o 7º Centro, dispõe do Programa de Combate a Tuberculose – PCT, responsável por receber a amostra de escarro e encaminhar para analise no Laboratório Municipal. A distribuição dos medicamentos acontece em rede básica de saúde, de forma gratuita, ou seja, sem nenhum custo adicional ao paciente.